Paulo Brustolin

Mestre em Administração & Estratégia Empresarial

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Paulo Brustolin fala sobre a Importância do Planejamento Estratégico Industrial

Paulo Brustolin - 20/02/2018

Paulo Brustolin

O mercado brasileiro fechou o ano de 2017 com alta de 2,5% em produção industrial, com
resultados positivos nas quatro categorias econômicas. Já analisando mudanças pouco
significativas, a economia passa por projeções na inflação, medidas pelo Índice Nacional de
Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com previsão para 12 meses, a média de estimativa
do indicador oficial de inflação apresenta uma queda de 4,04% para 4,03% no ano de 2018
– calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dado esses índices, o
mercado industrial tem preocupações constantes diante à economia brasileira, afetando
principalmente os novos empreendedores.

A economia brasileira é destaque aos interesses no mundo corporativo, a qual grande parte
do público são novos empreendedores e gestores de grandes empresas e negócios. Tendo
em vista esses interesses, Paulo Brustolin traz dicas de planejamento estratégico industrial
para que se mantenha forte em um mercado que, economicamente, passa por mudanças
constantes em um mesmo ano.

Paulo Brustolin foi responsável pela elaboração do Planejamento Estratégico Integrado do
Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso que é composto pela FIEMT,
SESI, SENAI e IEL, e tem trabalho com gestão de pessoas em grandes empresas e
negócios, com amplo conhecimento fala sobre a importância do planejamento estratégico,
os pilares e desafios para o desenvolvimento industrial.

Quando pensamos em planejamento industrial não podemos deixar de citar questões
relativas a dimensões e benefícios, que tem como natureza produtos, serviços, resultados e
outras iniciativas que valem a pena serem empreendidas em uma empresa. Seja quais
serão os atores das ações, quais os membros escalados para cada etapa do
empreendimento ou como funcionará a execução, o planejamento estratégico industrial é
necessário para se ter controle dos processos e perspectiva de seus objetivos e conquistas.
A visão de estratégia de uma empresa pode ser dividida em 5 aspectos: financeiro, cliente,
processos internos, aprendizado e crescimento. E para que esses aspectos sigam uma
linha assertiva no processo é necessário também, definir pontos importantes como:
– Missão, Visão e Valores da empresa
– Análise do ambiente que a organização se encontra (conhecido como Swot)
– Montando-se então um quadro estratégico
Tendo definido os aspectos e concluído o quadro estratégico, com a visão dos objetivos
você terá controle e gestão total da empresa. Para entendermos mais sobre a importância
do planejamento estratégico e os desafios que uma empresa percorre ao processo de
desenvolvimento, Paulo Ricardo responde algumas perguntas e conta o que é necessário
para alcançar com assertividade os pilares de desenvolvimento empresarial.
Abaixo encontramos dicas e orientações de gestão na entrevista com Paulo Brustolin.

P: Para você, o que é um Planejamento Estratégico?
R: O planejamento estratégico é um processo interativo no qual a empresa/ organização
busca construir o seu estado futuro, mobiliza os recursos internos e externo até o estado
futuro desejado.

P: Resumidamente: por que você considera que ter um planejamento estratégico
dentro do setor de indústrias é tão primordial para o bom desenvolvimento da
empresa?
R: O planejamento estratégico possibilita a construção do estado futuro desejável de uma
organização, principalmente agora onde vivemos o momento da revolução da indústria para
indústria 4.0 (integrada). É como diz aquela famosa frase: “quem não sabe para onde ir,
qualquer lugar é bom”.

P: Quais são os desafios que uma empresa vai enfrentar caso não tenha um
planejamento estratégico bem estruturado?
R: Será uma empresa reativa, que vai reagir ao comportamento do mercado e não
construirá seu futuro. Não acompanhará a inovação e não trará diferenciais.

P: Quais são os pilares de um bom planejamento estratégico para esse setor?
R: Mercado competitivo, tecnologia, mercado alvo potencial.

P: Quais são os maiores desafios para se montar esse planejamento?
R: Profissionais competentes que conheçam do tema e que tenham conhecimento do setor
(know how específico setorial), já que cada um tem sua particularidade.

P: Quais as 3 informações ou dados que esse planejamento precisa ter?
R: Visão de futuro, objetivos estratégicos e conhecer o ambiente interno e externo.

P: Quem deve ser o responsável por montar esse tipo de planejamento?
R: Ele deve ser liderado pela alta direção, mas deve envolver todos os níveis da
organização. Importante ter um profissional habilitado em planejamento.

P: No seu tempo de diretor na FIEMT, quais foram seus maiores desafios ao montar o
planejamento estratégico da empresa?
R: Elaborar um planejamento adequado para cada unidade de negócio. Sesi-Mt, Senai- MT
e IEL- Mt (diferentes objetivo s e particularidades).

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