Paulo Brustolin

Mestre em Administração & Estratégia Empresarial

Paulo Brustolin

Mestre em Administração & Estratégia Empresarial

Download CV Contato

Notícias

O perigo de ser competente

Paulo Brustolin - 28/11/2017

O perigo de ser competente

O perigo de ser competente

Acredito que muitos leitores não devem ter compreendido o título desse artigo, pois no mundo capitalista de hoje, o que se fala muito é o profissional receber pelos seus méritos (MERITOCRACIA), e por isso, pela sua competência, mas porque o perigo por ser competente, inteligente e dedicado?

Os seres humanos têm um sentimento pior do mundo, a INVEJA, e os invejosos criam uma desculpa por não conseguir atingir o nível dessas pessoas, e para compensar começam a difamá-las, e acreditam nessa difamação de modo que possam se sentir superiores a elas.

Tive oportunidade de presenciar alguns fatos:

1 – Os incompetentes tentavam difamar o melhor aluno da faculdade, como se fosse um ET, não tinha uma vida social, só estudava, o pior que muitas pessoas nem sabia quem ele era, mas já falavam as mesmas coisas. Isso foi a estratégia do propagandista do Hitler, repetir mentiras centenas de vezes, até que tudo mundo esteja falando a mesma coisa.

2 – Na empresa tinha um funcionário recém contratado, que foi informado que um certo funcionário era um cara grosso, mal-educado, agressivo e etc, até o momento que esse recém contratado precisou de ajuda, e só tinha ele com capacidade de explicar, agora o medo desse funcionário de falar com o pior ser humano na terra, principalmente por tratar de algo técnico, depois de 1 hora de conversa, o recém contratado precisou abrir o jogo, e contar que não entendia porque as pessoas falavam tanto mal dele, já que o atendeu com a maior educação, e teve toda a paciência de explicar com detalhes todas as suas dúvidas. Esse fato demonstra que os incompetentes, que nada fazem de bom para a empresa, tem tempo de fofocar pelos cantos, e acabam difamando pessoas somente pela INVEJA, colocando um rótulo ruim nessas pessoas para compensar a sua incompetência.

3 – Um caso mais incrível, é quando o dono da empresa tem inveja pela competência do seu funcionário, tive a oportunidade de presenciar esse fato, no qual esse brilhante profissional solicitou ao dono da empresa que verificasse todo o projeto antes de chegar na obra, e ouviu do dono da empresa: “Não vou deixar você verificar o projeto, e se der prejuízo na obra com retrabalhos e multas, o dinheiro irá sair do meu bolso e não do seu, e ponto final”, depois de um tempo a empresa entrou em Recuperação Judicial.

Esse alerta é para que os profissionais competentes, também prestem muita atenção do que está ocorrendo ao seu redor, porque depois que inicia a difamação é muito difícil contê-la, e pessoas que nunca tiveram contato com você, já falam mal como se conhecessem a muitos anos, e quando cai no mercado, mesmo com toda a competência, fica muito difícil recuperar a imagem, e é claro que nenhuma empresa quer um profissional agressivo, mal-educado, e etc.

A minha sugestão é sair rapidamente da empresa, na qual a cúpula estimule esse tipo de profissionais invejosos, essas empresas que estimulam essa prática antiética em um mercado não tão protegido como o Brasil, iria facilmente a falência.

PROFISSIONAIS COMPETENTES, MUITO CUIDADO COM OS INVEJOSOS, NORMALMENTE NA SUA FRENTE SÃO SIMPÁTICOS (FALSOS), E POR TRÁS ESTÃO FAZENDO O ESTRAGO NA SUA VIDA PROFISSIONAL E AS VEZES PESSOAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O perigo de ser competente

"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação."

Peter Drucker